FAEB

Programa Despertar diploma 16 novos agentes em Jequié

Publicada em

Alunos do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental pertencentes às comunidades rurais da cidade de Jequié, no sudoeste baiano, foram diplomados agentes do Programa Despertar, uma iniciativa do Sistema Faeb/Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Com o objetivo de fomentar uma postura cidadã e socioambiental, o Programa Despertar tem como protagonista a criança e adolescente do campo, voltada para a responsabilidade social. Os 16 novos agentes ficarão responsáveis por ajudar a promover ações ambientais, trabalhando com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas também com o desenvolvimento das comunidades nas quais estão inseridos.

Para a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, a iniciativa estimula nos alunos participantes um maior protagonismo na defesa das comunidades rurais onde estão inseridos, podendo influenciar, de forma positiva, em mudanças sociais e ambientais. “O Programa Despertar é desenvolvido em 15 escolas da zona rural e estes estudantes têm nas mãos o poder de ajudar a sua comunidade, seja através do apontamento das demandas, como também a apresentação de propostas e, principalmente, a execução de ações ambientais mais proativas, colocando em prática a defesa do meio ambiente e sendo também uma ferramenta de transformação do espaço social”, afirmou a secretária de Educação, Elvia Sampaio.

A cerimônia de diplomação aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença da diretora de Departamento de Projetos e Comunicação da Secretaria de Educação, Miriam Rotondano; a coordenadora municipal do Programa Despertar, Denize Brito; as coordenadoras da Educação do Campo, Eliege Rodrigues e Claudia Pereira; o presidente do Sindicato Rural de Jequié, representando o Senar, Erivan Ribeiro; coordenadores, professores, alunos e pais.