FAEB

Comitê Estadual de Coordenação do AgroNordeste – CEC Bahia se reúne pela primeira vez em Salvador

Publicada em Atualizada em

Foram realizadas nesta quarta-feira (12), na sede do Sistema Faeb/Senar, em Salvador, a posse do Comitê Estadual de Coordenação do AgroNordeste e a 1ª Reunião Ordinária do CEC-BA. Nesse primeiro encontro, o foco principal das discussões foi para alinhar as ações que serão realizadas pelo Comitê, dentro do programa AgroNordeste, que tem a CNA como uma das entidades parceiras para a execução do Plano.

O AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. O programa foi elaborado a partir do estudo das cadeias produtivas que têm relevância socioeconômica e potencial de crescimento na região, identificando os entraves para o seu desenvolvimento e as soluções possíveis. Os territórios foram definidos com base nessas cadeias produtivas e no nível de vulnerabilidade da área.

A superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, destacou que a "instituição já tem uma atuação de excelência na região que receberá as primeiras ações do AgroNordeste, com resultados validados e que transformaram a vida de milhares de produtores. Agora, com essa parceria com o Senar Central e o Governo Federal, através do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), iremos aumentar muito mais nossa área de atendimento, levando Assistência Técnica e Gerencial para mais de oito mil produtores rurais da Bahia. Certamente, com esse aporte, iremos ter resultados ainda mais expressivos", explicou.

Em seguida, o assessor técnico do Senar e coordenador estadual do Agronordeste, Luiz Sande, apresentou os números e as ações que já estão sendo realizadas na Bahia.

Além dos representantes do Sistema Faeb/Senar, estiveram presentes: Sebrae, Embrapa, SFA-BA, Oceb, Mapa, Conab, Inmet, BNB e BB.

Fonte: Ascom Sistema FAEB