Meio Ambiente

Campo Formoso é o terceiro município baiano a sediar ações dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural

Ação conjunta entre o Senar Bahia, Prefeitura e Sindicato Rural leva atendimento médico à população do campo

Publicada em Atualizada em

Moradores do distrito de Araras, na zona rural de Campo Formoso, receberam, nesta segunda-feira (20), a visita da caravana do Senar, responsável por levar atendimento médico à comunidade. A iniciativa proporciona mais comodidade à população, que não precisa se deslocar até a zona urbana para passar por consultas médicas e exames específicos. A ação integra um projeto ainda maior: o Município Parceiro, executado em conjunto com a Prefeitura e o Sindicato dos Produtores Rurais, levando serviços nas áreas social, educação e saúde.

Nesta primeira etapa, foram realizadas consultas médicas e odontológicas, exames, testes rápidos de dengue, atualização da carteira de vacinação e palestras de conscientização. Ao todo, mais de 100 pessoas foram atendidas entre os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), de verificação do câncer de próstata entre homens com idade acima de 48 anos; e o Papanicolau, que diagnostica o câncer de colo de útero entre as mulheres.

“Este é, sem dúvida, um dos programas mais importante do Senar Bahia, cujo objetivo é disponibilizar atendimento ao homem e à mulher do campo na sua própria comunidade, sem que eles precisem se deslocar ou esperar meses por um agendamento. Aqui, eles são atendidos por especialistas e encaminhados diretamente para os procedimentos necessários, encurtando o tempo entre os sintomas e o diagnóstico e, consequentemente, o início do tratamento, se for o caso. Os programas Saúde do Homem e da Mulher Rural proporcionam atendimento rápido, digno e eficaz à população da zona rural”, salientou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda.

Além do presidente da Faeb e do Senar, também acompanharam a ação o prefeito Elmo Nascimento; o vice-prefeito Jaci Muniz; o vereador Ademir Araújo, representante da comunidade beneficiada; os secretários de Saúde, Educação e Agricultura, Paulo Henrique, Iraci Araújo e Nagi Martins, respectivamente; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Formoso, João Barreto; a gerente de Educação e Promoção Social do Senar Bahia, Daniela Lago; e uma equipe multidisciplinar.

Campo Formoso é o terceiro município baiano a receber a Caravana do Senar, que também já passou por Piritiba e Uruçuca, onde registraram excelente adesão da população rural. Com ações mais abrangentes, também são realizadas atividades socioeducativas, a exemplo da atualização cadastral no programa Bolsa Brasil, consultas gratuitas com advogados, palestras técnicas e de conscientização, vacinação e exibição de vídeos.

Fonte: ASCOM Sistema Faeb/Senar